Mercado permanece com oportunidades de empregos em meio a pandemia, veja segmentos!

Na crise do Covid-19 as vagas de emprego diminuíram consideravelmente, mas o mercado ainda dispõe oportunidades de empregos nos setores essenciais.

Posteriormente dificuldades na economia em meio a pandemia do coronavírus pode ultrapassar a crise que o mundo enfrentou na segunda guerra mundial. Atualmente 1,25 bilhões de pessoas se encontram desempregadas no planeta.

Em outras palavras este número totaliza-se em 38% da população e se continuar como está caminhando, o número pode crescer ainda mais nos próximos meses segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), principalmente nas áreas de hotelaria, varejo e indústria.

Entretanto o isolamento social se faz necessário para diminuir o número de infectados e evitar que aconteça um colapso de pacientes, tudo para que os hospitais suportem o número de infectados e não fique ninguém sem acesso ao atendimento médico. No Brasil, já estamos sentindo o resultado do isolamento na economia, pessoas deixaram seus empregos para se cuidar e muitos não tiveram escolha.

Mercado permanece com oportunidades de empregos em meio a pandemia, veja segmentos!
Mercado permanece com oportunidades de empregos em meio a pandemia, veja segmentos!

Contudo em meio a essa enorme crise, ainda há luzes no fim do túnel, alguns setores e empresas seguem contratando e não somente na área da saúde. Sites de empregos estão dando ênfase a oportunidades, existem muitas vagas em aberto para esse momento, no setor de logística e comércios e setores que são remotos e podem ser feitos em Home Office como atendimento ao cliente e telemarketing. Confira detalhes a seguir.

Setor alimentício ganha destaque

Primeiramente mercados, padarias e açougues estão investindo muito em vagas de empregos.

O mercado Carrefour, por exemplo, anunciou recentemente a abertura de 5 mil novas oportunidades, em várias áreas, operadores de lojas, auxiliares de perecíveis, agentes de prevenção, recepcionistas de caixas, padeiros, peixeiros, técnicos em manutenção, açougueiros, operadores do centro de distribuição e vendedores de eletrodomésticos. As vagas atingem oito estados brasileiros, algumas delas estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Motoboy

Posteriormente o serviço de motoboy está sendo muito procurado, com as pessoas em quarentena aumentou muito a procura de compras via sites que trabalham com delivery e também diretamente com as empresas. Restaurantes e bares estão trabalhando somente em formato delivery, com isso também aumentou a demanda de programadores e designers de aplicativos para os pedidos.

Motoristas em geral

Outro trabalho bastante procurado também são o de motoristas em geral. Dando destaque a motoristas de caminhões, o número de entregas grandes aumentou muito também, caminhoneiros nessa época não podem parar, afinal é através dos mesmos que segmentos essenciais permanecem abastecidos para tranquilidade e consumo do cliente final.

Trabalho remoto

Muitas empresas estão se adaptando ao trabalho remoto e a procura de profissionais para trabalhar Home Office só cresce. O profissional consegue trabalhar a distância e cumpre com todas as suas funções normalmente. Em tempos de isolamento social, esse tipo de trabalho vem a ser essencial e promissor pós pandemia.

Vendedores Virtuais

Depois disso outra área que vem crescendo muito nesses últimos dias é o de vendedor virtual, tanto empresas grandes como pequenas estão trabalhando com aplicativos para conseguir conversar com clientes e efetuar a venda de produtos.

Exemplo dessa estratégia são as Casas Bahia que está fazendo 20% das vendas da loja acontecerem via Whatsaap, para não precisar desligar os funcionários eles conseguiram adaptar, impulsionando as vendas online e fazendo com que os eles consigam continuar o trabalho oferecendo segurança e comodidade ao consumidor.

Além das vendas, está em alta no trabalho home Office a área jurídica e de marketing.

Procura de vagas

Profissionais estão deixando de procurar emprego achando que não é o momento, mas o fundador do Site Rio Vagas Augusto Schaffer, aconselha que devem continuar em busca pois existem realmente muitas vagas em aberto. O site está no ar a mais de 10 anos e recebe em média de 4 milhões de visitas mensalmente.

Contudo para ajudar as pessoas que estão buscando formas de divulgar seu negócio, lançou também uma plataforma chamada Classirio para que possam oferecer e divulgar seus produtos e serviços.

A maioria das entrevistas e contratações estão sendo feitas a distância também, enviam documentos digitalizados e já começam a trabalhar imediatamente, sem conhecer fisicamente ninguém da empresa.

Trabalho ao combate ao coronavírus

Diretamente ao combate ao pandemia do COVID-19 muitas empresas cresceram, diretamente na área da saúde ou ligadas a ela. Empresas que produzem materiais hospitalares e de produtos de higiene, álcool em gel, álcool aerosol, materiais de limpeza etc.

Consequentemente o número de pedidos também cresceu além de manutenção em prédios hospitalares, instalação e manutenção de ar condicionado, vagas para cozinheiros, nutricionistas e psicólogos.

Brasil no combate ao desemprego

Apesar de todas essas vagas e formas de se manter ativo e sobreviver a quarentena, o índice de desemprego vem aumentando cada dia mais, impactando fortemente naqueles que possuíam trabalhos informais e não são assistidos pelo sistema de proteção social.

Portanto as empresas que mais serão afetadas são as micros, pequenas e médias, consequentemente atingindo o número de contratações, pois elas são as que mais oferecem oportunidades de empregos, principalmente para  trabalhadores sem carteira. Muitos trabalhadores serão dispensados ou terão seus salários reduzidos.

Em suma é importante neste momento estimular a economia, incentivar o trabalho da melhor forma, dar apoio a empresas para que consigam equilibrar a renda, sempre com medidas de proteção e sem colocar em risco a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *