Mercado aposta na manutenção da taxa Selic, segundo pesquisa
A corretora BGC Liquidez produziu uma pesquisa sobre a opinião de analistas do mercado financeiro acerca da definição da taxa Selic.
A estimativa de analistas para o resultado do Copom (Comitê de Política Monetária) nessa quarta-feira (21) é de um consenso entorno da ideia de manter a taxa básica de juros, a Selic, no patamar em que se encontra. A taxa atualmente está em 13,75%.
A tendência de alta teve o início do seu ciclo em março do ano passado, com o passo inicial movendo a taxa de 2% para 2,75%. Segundo o levantamento, que considerou 155 entrevistas, a projeção está em 81%. Outros 19% esperam um último aumento da taxa neste mês, de 0,25 p.p.
No levantamento foi feito uma pergunta acerca de qual seria a melhor estratégia a ser adotada pelo comitê, 75% afirmam que a manutenção da ferramenta em quanto está é ideal. 25% apostam em mais um aumento até 14%.
Conjuntura atual
A última pesquisa, feita em agosto, trouxe um cenário de pouca mudança na opinião do mercado para as reuniões de outubro e dezembro deste ano. Além de fevereiro, março e maio de 2023, a maioria espera a manutenção da taxa em 13,75%.
Em junho, houve um aumento de 32% para 34% na opinião de quem espera um corte de 0,5 p.p na taxa. Enquanto os que esperam uma estabilidade reduziu de 44% para 37%. A última alternativa, queda de 0,25 p.p é projetada por 12%.
Projeções do mercado para o ano que vem
Ainda segundo a pesquisa, as projeções de cortes consecutivos de 0,5 p.p na taxa permanecem para as reuniões de agosto, setembro, novembro e dezembro do ano que vem. No entanto, a projeção sobre agosto perdeu sua tendência majoritária, com queda de 53% para 46%, a aposta no corte de 0,25 p.p teve aumentos moderados.
Portanto, a opinião do mercado em média sobre a taxa final da Selic no ano que vem subiu de 11,25% para 11,5%, considerando os últimos dados de setembro.
Seja o primeiro a comentar