MEI você sabe fazer a sua Declaração Anual? Confira o passo a passo

Você é um Microempreendedor Individual, e sua empresa está com cadastro ativo desde o último ano? Se sim, está na hora de fazer a Declaração Anual (DASN-SIMEI), ou seja, esse documento é o faturamento do ano anterior. Portanto, os empresários desta categoria precisam declarar esse documento.

Publicidade

Contudo, desde 2 de janeiro, empreendedores podem gerar DASN-SIMEI sem precisar pagar nenhuma multa, mas é somente até 31 de maio de 2022. Então, para evitar dores de cabeça, veja aqui como fazer a fatura anual do MEI.

Como declarar o faturamento pelo aplicativo

Você pode gerar um DASN pelo aplicativo MEI, disponível na loja de aplicativos da Apple Store e Play Store, mas também é possível pelo Portal do Empreendedor. Entretanto, nesse tópico mostraremos como fazer a declaração pelo aplicativo.

Publicidade
  1. Baixe o aplicativo e efetue o login;
  2. Insira o CNPJ e aperte na aba ‘buscar’’;
  3. No tópico ‘fazer declaração’’ aperte e avance;
  4. Preencha os dados exigidos pelo formulário;
  5. Em seguida, coloque a renda bruta anual (valor que recebeu da prestação de serviço ou das vendas);
  6. Após concluir as etapas, gere o recibo da sua declaração;
  7. Por fim, se você decidir imprimir, vá na opção ‘’Consultar Declaração’’ e insira o código.

Lembre-se, se alguma informação foi inserida incorretamente, para alterar basta fazer uma declaração retificadora que está disponível no aplicativo também.

Faça a declaração pelo Portal Empreendedor

Além da opção de fazer a Declaração Anual pelo aplicativo, é possível também pela plataforma do Simples Nacional. Portanto, confira a seguir o passo a passo para te ajudar.

  1. Primeiro entre no site do Simples;
  2. Acesse a opção ‘’DASN SIMEI’’, localizado no lado direito da tela;
  3. Insira o CNPJ da empresa e continue;
  4. Coloque os dados necessários na sua declaração e o valor da renda bruta anual;
  5. Para finalizar, não esqueça de gerar o comprovante da declaração.

Assim como no aplicativo, o site fornecerá um recibo logo após a transmissão. Para impressão do documento, entre no portal do Simples Nacional e acesse “Revisar Declarações Transmitidas do MEI”.

O que fazer quando ultrapassar o limite do faturamento anual?

Se, ao apresentar a sua fatura anual, verificar que ultrapassou o seu limite em mais de 20%, poderá emitir um recibo, mas o valor em excesso será tributado. Ou seja, se ultrapassar 20%, o processo não poderá ser concluído e você deverá desclassificar sua empresa do sistema MEI, pois ela passará a ser tributada como Simples Nacional. Você pode fazer isso com a ajuda de um profissional contador ou até mesmo pelo portal.

Encerrei o meu CNPJ antes de acabar o ano, o que faço?

O DASN deve ser preenchido após o fechamento do CNPJ. Portanto, se o processo for realizado nos quatro primeiros meses do ano, a declaração será aceita até o último dia de junho. Em outros casos, o último dia do mês seguinte é válido. Se você não fizer isso e só se lembrar do DASN agora, terá que pagar uma MAED (Multa por Declaração de Entrega Atrasada). Em suma, lembre-se de que você precisa gerar a documentação mesmo que sua empresa não tenha faturado.

Saiba também: Como ser um microempreendedor individual? Saiba mais!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário