Jovem Aprendiz SENAI. Conheça o programa de aprendizagem que vem mudando a vida de milhares de jovens a procura do primeiro emprego!

Publicidade

Hoje em dia o número de jovens que sonham com uma oportunidade no mercado de trabalho vem crescendo consideravelmente. Sendo assim, houve uma iniciativa da junção de dois propósitos para contribuir com esses jovens. O principal objetivo dessa parceria do SENAI com as grandes e médias empresas é que as empresas que admitem jovens aprendizes tenham colaboradores cada vez mais capacitados e preparados.

O Jovem Aprendiz SENAI

Conforme o estipulado na legislação atual as empresas que possuem de 5 colaboradores devem admitir novos colaboradores que se enquadrem no perfil de aprendiz. Dessa forma que o o Programa Jovem Aprendiz nasceu.

 Jovem Aprendiz SENAI. Conheça o programa de aprendizagem que vem mudando a vida de milhares de jovens a procura do primeiro emprego!
Jovem Aprendiz SENAI. Conheça o programa de aprendizagem que vem mudando a vida de milhares de jovens a procura do primeiro emprego!

Sendo assim essas empresas são obrigadas as disponibilizar de 5% a 15% de suas oportunidades para jovens que nunca trabalharam. Portanto, essa Lei faz com que os aprendizes tenham mais oportunidades profissionais. Dessa forma esses jovens tem a chance de construir uma carreira de sucesso e assim alcançar o sucesso profissional.

Essa Lei também é responsável por assegurar os benefícios que devem ser ofertados aos jovens aprendizes. O SENAI é um dos principais agentes educacionais que auxilia esse programa. Dessa forma ele faz parceria com as contratantes e fornece gratuitamente a capacitação profissional desses jovens.

O SENAI é uma instituição educacional que tem como foco principal a área industrial, mas também possui outros seguimentos. A principal procura é de ensino a nível técnico que na maioria das vezes pode acontecer em conjunto com o Ensino Médio.

Como ser um Jovem Aprendiz SENAI

Os jovens que desejam ter a oportunidade de cursar um dos cursos disponibilizados pelo SENAI, deve ser um dos colaboradores de uma dessas empresas parceiras. Juntamente com isso ele deve possuir os requisitos estipulados pela instituição.

Publicidade
  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • Estar regularmente matriculado no Ensino Médio ou já ter concluído os estudos.

A empregadora pode solicitar outras exigências, como por exemplo a comprovação de baixa renda ou acabar optando pela admissão de alunos de escolas públicas.

Cursos ofertados pela instituição

O jovem admitido e direcionado para os cursos de aperfeiçoamento ofertados pode escolher entre uma gama de opções que o SENAI possui. No entanto, a empresa normalmente seleciona de 2 a 3 opções de cursos para que os candidatos possam escolher.

Portanto, o SENAI possui inúmeras opções que podem variar conforme a infraestrutura de cada unidade.No entanto, os cursos ofertados devem ser em horários opostos ao da escola, pois o jovem não pode deixar a vida escolar.

Vagas Jovem Aprendiz SENAI

Os jovens admitidos terão direito a muitos benefícios que devem ser assegurados pela contratante. A empresa é responsável por fazer a seleção dos colaboradores que poderão fazer parte do programa de capacitação profissional e também de encaminhá-los.

Sendo assim foram listadas algumas contratantes que possuem participação nesse programa de capacitação.

  • Nortearh;
  • Soulan;
  • Porto Seguro;
  • VLI Logística.

Recomenda-se que o jovem vá pessoalmente em uma das unidades do SENAI e faça a solicitação da lista com os nomes das empresas participantes. Em muitos casos a indicação também pode partir da escola.

Inscreva-se para o Jovem Aprendiz SENAI

As inscrições para essa oportunidade são feitas diretamente em uma das unidades do SENAI. Sendo assim, o jovem que pertence a uma das empresas parceiras pode se inscrever de forma gratuita para o programa.

O candidato que tiver entre os selecionados, podem dar início a formação profissional ofertada pelo SENAI e financiada pela contratante. No entanto o recomendável é que o jovem procure o setor administrativo e de RH da empresa e assim obter maiores informações sobre o período de inscrição.

Portanto, é a própria empresa que faz o encaminhamento do menor aprendiz para o SENAI. Sendo assim esse jovem deve estar munido de documentos que comprovem sua ligação empregatícia com a empresa para que tenha acesso ao curso gratuito.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário