Segundo IODE-PMEs, movimentação financeira caiu 4,4

O IODE (Índice Omie de Desempenho Econômico) das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) indica que houve crescimento de 1,6 em relação a junho de 2021, o resultado também é referente a este mês.  

Publicidade

Apesar do avanço, o índice apresentou recuo em comparação aos resultados dos últimos meses. A queda foi de 4,4% em relação a maio, neste mesmo mês, a expansão foi de 6,1%. Dentre os que apresentaram recuo, estão: Serviços (-5,4%), Indústria (-5,5%) e Comércio (-3,6%), resultados de maio.  

Setores em avanço, segundo IODE

Ao considerar segmentos, há destaque para o industrial (+8,2%, analisando a mesma base). Por outro lado, Comércio e Serviços tiveram alta de 0,5% em comparação ao primeiro trimestre.  

Publicidade

O IODE monitora 637 atividades econômicas que compõem cinco setores: Infraestrutura, Serviços, Indústria, Comércio e Agropecuário. O critério de empresas analisadas, consideradas pequenas e médias, é o faturamento anual de até R$ 50 milhões.  

Movimentação financeira 

Os setores de Indústria e Infraestrutura tiveram aumento de +10,6% e +6,5%, respectivamente.  

O Comércio teve crescimento tímido de 1%; especificamente o ‘comércio e reparação de veículos’ é responsável pelo crescimento. Ao compararmos o acumulado do ano desde o primeiro semestre de 2021, a retração de –2,9% no setor de Serviços foi uma surpresa.

 

Saiba mais:https://financaseinvestimentos.boasideias.com.br/banco-central-reduz-estimativa-de-inflacao/

 

Pesquisa do IBGE detalha crescimento no país 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário