Empresas oferecem aos colaboradores educação e crédito financeiro durante a crise

Em 2019, a instituição RD Station de software de gestão e comercialização para pequenas e medias empresas, começou a notar um aumento significativo dos colaboradores que solicitavam o adiantamento do 13º salário.

Publicidade

O movimento causou alarme entre os gestores, porque mostrou que a situação financeira dos funcionários é complexa. Para piorar a situação, eles notaram que a idade média dos colaboradores que possuem dívidas estava entre 26 e os 27 anos. Com isso, tiveram a ideia de oferecer benefícios e cursos de ajuda financeira.

Como foi a iniciativa?

Como foi dito posteriormente, a iniciativa foi tomada através do grande número de funcionários pedindo os 13° salário e vendendo suas férias. Então, os líderes começaram a encontrar meios para ajudar os funcionários a controlar suas contas. No ano de 2020, a RD Station assinou um acordo com outra startup de Santa Catarina, para proporcionar aos seus funcionários créditos consignados que são mais barato do que um cartão de crédito comum.

Publicidade

Contudo, a empresa contou que foi uma ótima escolha. Entretanto, o que todos não sabiam é que no ano de 2020 viria uma crise econômica que deixaria todos com um desiquilíbrio financeiro. O programa de software de folha de pagamento da startup funcionou muito bem, atraindo até mesmo pessoas que possuem as contas mais recentes, mas aproveitam esta oportunidade para pagar outras dívidas, como financiamento imobiliário.

Como o desempenho financeiro afeta os funcionários?

A empresa FIA Employee Experience, em parceria com a UOL realizaram uma pesquisa com empresas que possuem melhores práticas no gerenciamento de pessoas. No entanto, as respostas foram negativas. Entre os funcionários que foram entrevistados, apenas 21,7% afirmaram não ter problemas financeiros pendentes e conseguem economizar.

Mas, a pontuação desses profissionais que estão envolvidos no estabelecimento de metas de trabalho é de 6,29%. Portanto, essa média é inferior à pontuação média dos 100 melhores funcionários. Para o programa que relaciona carga horária com jornada normal de trabalho, o resultado da avaliação é 5,03% chegando a ser inferior à média de 77,6%. Por isso, a tranquilidade financeira não afeta apenas o desempenho no trabalho, mas também a direção do desenvolvimento da carreira.

Quais são os apoios financeiros que estas instituições oferecem?

Na pesquisa feita, as empresas listaram outros benefícios financeiros que os mesmos oferecem como ajudas em cooperativas de crédito de funcionários e empréstimos fornecidos pela própria empresa, como reembolso de salários extras na volta das férias com desconto nos pagamentos em até dez vezes, empréstimos para compra de material escolar para fornecer ajuda às crianças e fornecimento de crédito emergencial, no caso de uma emergência pessoal ou familiar (como morte e doença).

No entanto, não é suficiente só estender a mão. Muitas empresas, até mesmo financeiras, estão promovendo cursos de educação financeira e oferecendo ajuda personalizada para orçamentos. Essas diretrizes foram fortalecidas nos últimos meses. A RD admitiu uma consultoria que está estudando a situação financeira de seus colaboradores para entender como podem auxiliar os funcionários que se endividam e que gastam todo o dinheiro que ganham ou que não têm recursos próprios.

A importância de possuir o controle das finanças

Ter o controle financeiro pessoal é uma iniciativa inteligente de cuidar do seu dinheiro. Entretanto, é preciso antes de tudo reconhecer o valor da sua renda, isso porque não é qualquer empresa que tem a iniciativa de auxiliar os seus colaboradores com benefícios extras. Por isso, é extremamente essencial que você faça uma reserva ou invista em outros meios para não acabar se endividando.

Se você está em uma empresa que ajuda os funcionários, aproveite esses benefícios e use com inteligência. Em suma, ao conquistar um emprego procure saber se a empresa possui a iniciativa de ajuda, caso não tenha busque controlar finanças suas finanças e quem sabe a ideia desta iniciativa pode partir de você!

VEJA TAMBÉM: NÃO DÁ PARA PERDER: Eventos onlines e gratuitos para empreendedores que acontecem no mês de maio. Confira!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário