Dúvidas de como organizar a rotina? Aprenda a realizar um bom gerenciamento de tempo

Com a correria das atividades do dia a dia, às vezes as demandas acabam fugindo um pouco do controle, por isso é importante criar e realizar o planejamento do tempo gasto em cada atividade, seja ela profissional ou pessoal. Isso ajudará a manter a rotina mais organizada, aumentando até mesmo a produtividade e eficiência no trabalho.

Publicidade

Por meio de uma pesquisa do International Stress Management Association Brasil (ISMA-BR), foi constatado que cerca de 60% dos brasileiros sofrem quando estão sobrecarregados nas tarefas da rotina. Além disso, os dados da pesquisa também mostram que o Brasil está em segundo lugar no ranking de países mais estressados do mundo.

Entre os principais motivos, o instituto revela que a escassez de tempo é um dos fatores que mais colaboram com a nossa posição no ranking. Assim, para aumentar a produtividade no trabalho, em casa ou até mesmo nos estudos, é importante organizar a rotina com um bom gerenciamento de tempo.

Publicidade

O que é gerenciamento de tempo?

Primeiramente, o termo gerenciamento de tempo refere-se ao processo de planejar as tarefas a serem realizadas em determinado período de forma consciente. Para isso, podem ser utilizadas diversas ferramentas e técnicas que auxiliarão nesse processo, de modo que aumente a eficiência e produtividade. Por isso, quando realizada uma boa gestão de tempo, o cumprimento das atividades e dos projetos poderá ser feito dentro do prazo que foi pré-estabelecido e sem dúvidas trará resultados satisfatórios a todos os envolvidos.

Como gerenciar bem o tempo?

Contudo, para aumentar o rendimento e administrar melhor o tempo, é necessário começar definindo as prioridades para diminuir o tempo gasto em projetos que não são prioritários. Portanto, sempre inicie pelas atividades nas quais o prazo de entrega se aproxima, e depois de entregá-las, você poderá acompanhar o que faltou e entregará tudo dentro do prazo.

Uma outra dica é realizar um bom planejamento. Não tente abraçar o mundo encaixando mais atividades na sua rotina do que você realmente consegue entregar. Tente sempre que possível, listar tudo o que você precisa entregar em uma planilha ou em um papel, dando um check conforme for finalizando.

Aplicativos para gerenciar o seu tempo

Existem diversas maneiras de aprender gerenciar o seu tempo, entre elas: livros, sites, aplicativos, softwares, ou até mesmo se inspirar em blogs ou canais do Youtube. Confira 3 dicas de aplicativos que irão te auxiliar nesse processo:

Google Agenda: uma plataforma simples que pode contribuir de maneira eficaz na organização e planejamento das suas tarefas. É gratuito e pode ser acessado em qualquer lugar.

Trello: uma ótima ferramenta colaborativa que elenca todas as atividades a serem realizadas, permitindo que você distribua entre as equipes. Pode ser acessado pelo celular, computador ou tablet.

Todoist: permite que você organize as tarefas definindo prazos e criando categorias, podendo ser usado até mesmo offline sem acesso à internet. Também está disponível para desktop, Android e Ios.

Ferramentas de gestão de tempo

Existem diversas maneiras de aprender gerenciar o seu tempo, entre elas: livros, sites, aplicativos, softwares, ou até mesmo se inspirar em blogs ou canais do Youtube.

Veja também: Você sabe como funciona uma gestão estratégica? Saiba mais sobre o termo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário