Cyber Monday: oportunidade de garimpo após Black Friday

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Cyber Monday: oportunidade de garimpo após Black Friday

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A data em questão serve como um dia de xepa dos produtos remanescentes da Black Friday; funciona como uma extensão para liquidar os itens que não foram vendidos no dia anterior. A forma de impulsionar as vendas, porém, têm foco no âmbito online. Por isso o nome que refere ao e-commerce e logo após o dia da semana, em inglês.

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Segundo pesquisa da Neotrust, realizada em parceria com a Compre&Confie, o faturamento das vendas na segunda pós-Black Friday chegou a R$ 827,4 milhões no ano passado. Em relação à mesma data de 2020, o percentual de alta foi de 17,7%. Um levantamento da Mosaico (plataforma responsável pelos sites de comparação de preços Buscapé e Zoom) para a Folha indica que os destaques nas buscas se concentraram em eletrodomésticos; lavadoras de roupas, fogões e geladeiras, por exemplo.

As geladeiras tiveram alta de 36%, enquanto lavadoras de roupas tiveram aumento de 47%, um fenômeno recente, as airfryers tiveram alta de 42% nas buscas. Houve queda nos smartphones e celulares; 2%. Por outro lado, as TVs registraram alta de 9%, a alta vem após ter variação negativa de 21,7% na Black Friday do ano passado.

E-commerce e sites de comparação de preços

De acordo com pesquisa da Reclame Aqui, feita com 13.700 usuários, os sites de comparação de preços (Buscapé e Zoom, por exemplo) foram responsáveis por 21% do consumo, a modalidade só fica atrás das compras feitas nos sites das marcas, 36%. Em igual levantamento feito no ano passado, 14% dos respondentes disseram que usariam os sites de comparação de preços.

Segundo a Abcoom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), ainda não há dados fechados sobre a atividade das vendas da Cyber Monday. Em razão dos jogos da seleção brasileira, o movimento nas lojas deve ser alterado, conclui a associação.

Desde a adesão da data ao calendário do comércio no Brasil, em 2010, este é o primeiro ano em que há registro de queda nas vendas. Em 2021, segundo levantamento da Clearsale/Neotrust, o total de movimentação chegou a R$ 4,3 bilhões. Neste ano, porém, a queda foi de 28%, equivalente a R$ 3,1 bilhões. O número de pedidos também apresentou recuo de 24%; equivalente a R$ 4,5 milhões.

 

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