Como migrar seu negócio offline para online? As dicas para o momento que enfrentamos esta aqui, confira! 

Sabemos que a pandemia causada pelo coronavírus fez com que a maioria das empresas se adaptasse ao mundo digital. Com o fechamento e o trabalho parcial, as empresas tiveram que se reinventar para a continuação do serviço e para que suas rendas não fossem tão comprometidas.

Por isso a transformação do seu negócio para o mundo digital requer diversos conhecimentos, uma adaptação imediata e investimentos.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) identificou que entre os meses de março e maio de 2020 surgiu no Brasil uma nova loja online por minuto e como consequência da digitalização. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicado (Ipea), mesmo após essa crise e a normalidade econômica, muitos trabalhadores tendem a continuar o trabalho remoto.

Como migrar seu negócio offline para online? As dicas para o momento que enfrentamos esta aqui, confira! 
Como migrar seu negócio offline para online? As dicas para o momento que enfrentamos esta aqui, confira!

Portanto, se você faz parte das empresas que precisaram mergulhar no mundo digital em meio a pandemia gostará das dicas elaboradas pelo Grupo Boas Ideias. Confira:

Cursos de Redes Sociais

Primeiramente, possuir  cursos voltados para as redes sociais é o primeiro passo de uma jornada de muitos e bons resultados. Estes cursos estão disponíveis em universidades e em diversas instituições públicas e privadas de ensino, já os mais curtos podem ser feitos via internet à distância.

No entanto encontra-se também conteúdos de marketing digital e redes sociais em empresas grandes como Facebook, Google, Microsoft que oferecem seus próprios cursos. Portanto investir em rede social é um dos principais focos, pois atualmente existem inúmeras técnicas para ter mais engajamento gastando pouco dinheiro e até mesmo sem custo. Vale a pena conhecê-las.

Computador e celular de qualidade

Depois disso para uma empresa entrar em um mundo digital, a primeira coisa que se deve preocupar é a estruturação de equipamentos com bons computadores e celulares. É importante também, obter esses instrumentos de trabalho das melhores linhas e marcas, que possuem bom desempenho e duração de bateria e memórias compatíveis com a demanda de trabalho.

Criação de um site ou loja online

Além das redes sociais, deve se criar um espaço próprio na internet para aumentar o número de clientes.

O ideal é a empresa ter um site para anunciar os serviços, fazer agendamentos, cadastrar emails de clientes para o envio de promoções. Existem vários pacotes para criar um site ou loja online, alguns já incluem hospedagem, porém, recomenda-se comprar um domínio separado. Pois se no futuro houver a necessidade de trocar de plataforma, a migração fica mais fácil.

Empresa nos serviços do Google

O Google é o site de buscas mais utilizado atualmente e pode ser considerado muitas vezes um atrativo ainda maior que as redes sociais. Para utilizar o site, é preciso registrar ou atualizar a empresa no buscador, baixar o aplicativo Google Meu Negócio e solicitar a permissão de administrador através de carta ao endereço físico disponível na internet.

Depois disso, a partir da autenticidade do dono comprovada, o proprietário conseguirá atualizar todos os dados da empresa, como horários de funcionamento, serviços que são fornecidos, telefones para contato, além de trocar a imagem da fachada.

No entanto, caso de já possua o site, também será possível divulgá-lo nesse mesmo cadastro.

Criação de um WhatsApp Business

O Whatsaap está cada vez mais sendo usado no trabalho para manter contato imediato com o cliente, mas o que alguns empresários não sabem ainda, é que existe um específico para ser usado em seu negócio.

Com o WhatsApp Business o atendimento consegue ser mais profissional, nele pode ser criado um perfil público, catálogo de produtos além de um bot para  responder perguntas automaticamente com respostas padrão. O legal é que você pode também ter o Whatsaap pessoal e o profissional no mesmo aparelho com números diferentes, assim conseguir separar seu mundo pessoal do profissional.

Anunciar nas redes sociais

No Facebook é possível impulsionar postagens ou criar campanhas para que sua imagem possa aparecer em vários locais,Twitter, Instagram e Youtube também possuem essa ferramenta.

Essas plataformas permitem também selecionar o público-alvo, direcionar no mapa a região que deseja atingir, essas informações são de extrema importância porque assim conseguirá atingir pessoas com os interesses e com mais chances de compra do seu negócio.

Videoconferência

Algumas empresas precisam que seus colaboradores estejam o tempo todo em contato e o Whatsaap para esse serviço não é o suficiente, existem vários programas que facilitam o trabalho colaborativo online, como o Microsoft Teams ou Slack, também existe os programas Google Meet, Skype e o Zoom, porém esses são com finalidades de reuniões esporádicas.

Pagamentos digitais

Além dos pagamentos em dinheiro ou em cartão com máquina fixa, uma empresa online deve oferecer a seus clientes pagamentos digitais, tendo todo o suporte para várias bandeiras de cartão. Empresas como Cielo, PagSeguro e MercadoPago proporcionam as maquininhas e pagamento por link, alguns estabelecimentos oferecem aceitam PicPay e criptomoedas.

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