Diferencie sua empresa, começando com um bom plano de marketing.

Diferencie sua empresa, começando com um bom plano de marketing.
Diferencie sua empresa, começando com um bom plano de marketing.

Muitos empreendedores que desejam se destacar ficam em dúvida sobre as etapas do plano de marketing. Esse é um documento indispensável na hora de planejar a suas ações, uma vez que ele irá guiar todos os seus passos.

Por conta disso, é indispensável desenvolvê-lo com cuidado. Afinal de contas, qualquer erro no planejamento poderá prejudicar diretamente os resultados esperados.

Por isso, abaixo nós listamos as 9 etapas do plano de marketing, confira!

1.      Análise a situação atual do seu negócio

A primeira coisa a ser feita é analisar a situação atual do seu negócio. É por meio desse tipo de levantamento que será possível estabelecer o que o plano de marketing irá trabalhar.

2.      Faça uma avaliação do mercado

A segunda das etapas do plano de marketing é fazer uma análise do mercado. Com isso, você pode entender mais à fundo os possíveis cenários de desenvolvimento, e ainda verificar se há algum desafio no segmento.

3.      Veja o que a concorrência está fazendo é uma das etapas do plano de marketing

Tão importante quanto analisar o mercado é ficar de olho na concorrência. É por meio deste comparativo que você poderá verificar o que os concorrentes têm feito de diferente, e até mesmo demandas que eles não atendem, mas que você pode atender.

4.      Defina um buyer persona

A Buyer persona nada mais é do que uma representação dos seus clientes. Ele traz várias informações relevantes sobre o seu público, desde características demográficas, até padrões de comportamento.

É estabelecendo quem o cliente que você poderá pensar em soluções e estratégias mais assertivas, que realmente atendam às necessidades dos seus clientes.

5.      Estabeleça os objetivos é uma das etapas do plano de marketing

Mais uma das etapas do plano de marketing é estabelecer objetivos. Não há como desenvolver um planejamento detalhado e assertivo se você não sabe aonde quer chegar.

O ideal é que essas metas sejam objetivas, como aumentar uma porcentagem x das vendas ou conseguir mais X seguidores para as redes sociais.

6.      Mix marketing

Essa é uma das etapas do plano de marketing mais importantes. Nesse caso, você irá determinar que tipos de variáveis e diferenciais podem despertar o interesse do consumidor.

Isso pode englobar desde o valor dos produtos, até a quantidade de canais onde é possível comprar itens.

7.      Crie um plano de ação é uma das etapas do plano de marketing

O próximo passo nesse processo é a elaboração do plano de ação em si. Nesse momento, você deverá listar as ações que deseja realizar, levando em conta todas as informações coletadas nas etapas anteriores.

Além disso, você também deve elencar quais são os resultados esperados e quem ficará responsável por cada ação. Assim é possível trazer mais organização para todo o processo.

8.      Determine um orçamento e um cronograma

Em seguida, é necessário determinar dois aspectos importantes em qualquer plano de marketing, o valor para cada ação e quando as estratégias serão colocadas em prática. Isso te ajudará a não acabar gastando mais do que deve nas ações, prejudicando assim o orçamento da empresa.

9.      Faça o monitoramento dos dados

E a últimas das etapas do plano de marketing é monitorar os dados. Essa também é uma fase de extrema importância, uma vez que é por meio desse monitoramento que será possível saber se as estratégias estão gerando os resultados previstos.

Além disso, tenha em mente que esse tipo de planejamento deve ser atualizado constantemente. E você só poderá aperfeiçoar a sua abordagem se souber exatamente como está sendo o desempenho de suas ações. Por conta disso é fundamental ficar de olho nos indicadores e fazer comparativos.

Seguindo essas etapas do plano de marketing, será possível desenvolver suas ações de maneira mais assertiva.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*