Amigos, Amigos. Negócios à Parte: Como conselhar amizade e negócio no ambiente de trabalho?

Muitas pessoas passam muito mais tempo no trabalho do que com suas famílias. É por isso que os colegas se tornam amigos. Para um empresário, certamente é interessante saber mais sobre a vida das pessoas que escolhe para fazer parte da equipe. No entanto, muitos chefes geralmente gostam de deixar o clima ‘’relaxado’’, dando a impressão de que o mais importante são os amigos.

Publicidade

Contudo, essa atitude fará com que alguns funcionários mais entusiasmados se esqueçam de quem é o responsável e comecem a desrespeitar ordens. Afinal, um amigo não manda no outro, certo? A pessoa que lidera a equipe precisa equilibrar o relacionamento com os colaboradores e manter distância dos assuntos pessoais. ‘’Amigos, amigos. Negócios à parte’’, o famoso ditado faz sentido, principalmente quando falamos de pessoas que não conseguem distinguir entre os dois, veja dicas de como deixar o ambiente descontraído sem que ambos confudam as coisas.

  1. Fale como um profissional:

Primeiramente, deve ser bem claro o comportamento de um líder no local de trabalho, pois os funcionários precisam saber que existem momentos que precisaram ser profissionais. Aliás, isso torna mais fácil executar solicitações de trabalho. Ou seja, isso não quer dizer que o chefe deva agir sempre como um oficial, dando ordens sem nem mesmo olhar para o rosto do soldado. Chefes memoráveis ​​são aqueles que controlam seus negócios ao mesmo tempo que são bons.

Publicidade
  1. Não toque em assuntos pessoais:

Após algumas horas no mesmo ambiente, é difícil não compartilhar alguns assuntos pessoais com outros membros da equipe, por exemplo, comprar cachorros, jogar futebol, criar filhos, etc. Mas, quando as questões pessoais discutidas não são mais triviais, as coisas se complicam. Por exemplo, questões pessoais podem afetar a carreira de um funcionário.

No entanto, caso o seu líder saiba das questões pessoais dos funcionários podem pensar que seus problemas podem ser uma desculpa para o mau desempenho no trabalho. Então, a dica é que nessa situação o empregador auxilie seus funcionários propondo soluções que a empresa pode oferecer: por exemplo, problemas de saúde podem ser resolvidos por meio do plano de saúde da empresa. Portanto, o chefe dá uma contribuição, mas não participa da vida pessoal do contratado.

  1. Existem assuntos que não precisam ser falados em ambiente de trabalho:

“Talvez seja melhor não falar sobre isso aqui no trabalho”. Portanto, essa frase citada as vezes precisam ser ditas. Algumas pessoas gostam de falar sobre suas vidas, não importa o quão longe você fique consigo mesmo, elas continuarão a contar o que aconteceu em casa. Ou seja, os empreendedores devem mostrar com agilidade a mudança de assunto para que o funcionário entenda que não é um assunto para ser falado.

  1. Faça amigos fora do local de trabalho também:

Importante falar que talvez algumas coisas ditas nesse artigo foram duras, mas são a realidade. É necessário ressaltar que não há problemas em cantar parabéns no local de trabalho, conversar alguns assuntos. Mas, é preciso ser profissional também, para que as coisas não se misturem. Caso o empresário seja daqueles que vivem no local de trabalho, a dica é fazer amigos fora do local de trabalho para desabafar com pessoas que não convivem horas com você. Afinal, fica mais fácil evitar que a amizade acabe se confundindo no ambiente de trabalho.

 

Veja também: Você sabe como aumentar o engajamento da sua empresa utilizando a plataforma do Tiktok? 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário