
(Foto: Imagem de freepik).
Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou a abertura de mais de 433 mil pequenos negócios, um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram abertas 354 mil pequenas empresas.
Esses novos empreendimentos, que incluem microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), representaram 96,7% de todas as empresas abertas no país durante o mês.
Esses dados refletem a diversidade e a vitalidade do empreendedorismo no país, com setores variados contribuindo para o crescimento econômico e a geração de empregos.
Tanto que o presidente do Sebrae, Décio Lima, atribui esse crescimento à maior confiança dos empreendedores na economia brasileira, destacando que isso resulta em mais investimentos e movimentação econômica.
Números dos pequenos negócios em Fevereiro de 2025
1. MEI
Entre os MEIs, os setores com maior número de novos registros foram:
– Transporte rodoviário de carga: 15,9 mil novas empresas
– Atividades de malote e entrega: 15,2 mil
– Serviços de cabeleireiros e beleza: 14,9 mil
2. MPE
Já entre as microempresas e empresas de pequeno porte, os destaques foram:
– Atividades de publicidade: 7,6 mil novas empresas
– Serviços de saúde (exceto médicos e odontólogos): 7,2 mil
– Restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas: 7 mil
Tendência em 2025 para pequenos negócios
Em 2025, o Brasil registrou um aumento na abertura de pequenos negócios, o que reflete a confiança dos empreendedores na economia. As tendências para pequenos negócios em 2025, destacam-se:
– Digitalização e automação
– Sustentabilidade
– E-commerce e estratégias omnichannel
– Pagamentos instantâneos e fintechs
– Inteligência artificial (IA) aplicada à gestão
– Personalização de produtos e serviços
– Foco em dados e segurança digital
– Modelos de trabalho flexíveis
– Marketing de conteúdo
– Parcerias estratégicas
Estratégias para o crescimento
– Investir em digitalização, sustentabilidade e gestão de riscos
– Criar uma loja online ou otimizar a presença em plataformas de e-commerce e redes sociais
– Oferecer uma experiência de compra fácil e segura
– Aproveitar os feriados para fortalecer marcas e impulsionar vendas
– Organizar eventos temáticos, criar pacotes promocionais e investir em storytelling
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