433 mil pequenos negócios foram abertos em fevereiro de 2025

pequenos negócios
Imagem ilustrativa – Mais de 433 mil micro e pequenas empresas foram abertas no mês de fevereiro.
(Foto: Imagem de freepik).
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Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou a abertura de mais de 433 mil pequenos negócios, um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram abertas 354 mil pequenas empresas.

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Esses novos empreendimentos, que incluem microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), representaram 96,7% de todas as empresas abertas no país durante o mês.

Esses dados refletem a diversidade e a vitalidade do empreendedorismo no país, com setores variados contribuindo para o crescimento econômico e a geração de empregos.

Tanto que o  presidente do Sebrae, Décio Lima, atribui esse crescimento à maior confiança dos empreendedores na economia brasileira, destacando que isso resulta em mais investimentos e movimentação econômica.

 

Números dos pequenos negócios em Fevereiro de 2025

1. MEI

Entre os MEIs, os setores com maior número de novos registros foram:

– Transporte rodoviário de carga: 15,9 mil novas empresas

– Atividades de malote e entrega: 15,2 mil

– Serviços de cabeleireiros e beleza: 14,9 mil

 

2. MPE

Já entre as microempresas e empresas de pequeno porte, os destaques foram:

– Atividades de publicidade: 7,6 mil novas empresas

– Serviços de saúde (exceto médicos e odontólogos): 7,2 mil

– Restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas: 7 mil

 

Tendência em 2025 para pequenos negócios

Em 2025, o Brasil registrou um aumento na abertura de pequenos negócios, o que reflete a confiança dos empreendedores na economia. As tendências para pequenos negócios em 2025, destacam-se: 

– Digitalização e automação

– Sustentabilidade

– E-commerce e estratégias omnichannel

– Pagamentos instantâneos e fintechs

– Inteligência artificial (IA) aplicada à gestão

– Personalização de produtos e serviços

– Foco em dados e segurança digital

– Modelos de trabalho flexíveis

– Marketing de conteúdo

– Parcerias estratégicas

 

Estratégias para o crescimento

– Investir em digitalização, sustentabilidade e gestão de riscos 

– Criar uma loja online ou otimizar a presença em plataformas de e-commerce e redes sociais 

– Oferecer uma experiência de compra fácil e segura 

– Aproveitar os feriados para fortalecer marcas e impulsionar vendas 

– Organizar eventos temáticos, criar pacotes promocionais e investir em storytelling

 

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