Pesquisa

Acesso Restrito



Curta a Expoá

Links Úteis

Banner
Banner
Banner

 

Graças às condições climáticas favoráveis para o cultivo de orquídeas, a cidade de Poá e outros municípios da região, contavam com um número significativo de orquidófilos e amantes das orquídeas. Entusiastas como o Sr. Heitor Gloeden e Takaja Otaki, incentivaram o então prefeito de Poá, Dr. Miguel Comitre a iniciar uma festividade voltada para flores e principalmente às orquídeas.

Assim, através do Decreto nº 1025 de 22 de julho de 1970, foi instituída pela Prefeitura Municipal de Poá, a Exposição anual de orquídeas que aconteceu naquele ano nos dias 22 e 23 de agosto daquele ano, recebendo o nome de I Festa de Cactos e Plantas Ornamentais. Além das orquídeas havia uma grande diversidade de plantas ornamentais, principalmente os cactos.

Mais de 25 mil pessoas visitaram a exposição impressionando as autoridades e a imprensa e confirmando a vocação turística da cidade.

Com o sucesso alcançado pela exposição pioneira, a segunda exposição já aconteceu em um local mais amplo, contando com a participação de um número maior de expositores e o dobro de plantas. O público também cresceu e aproximadamente 60.000 visitantes estiveram no espaço de exposição. Os orquidófilos de Poá conquistaram a maioria dos prêmios atribuídos pela Secretaria de Cultura, com destaque para a espécie “papiophdilum”, vencedora da categoria exótica. A partir da terceira edição às orquídeas passaram a ser predominantes e o evento foi batizado de Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais

Em 1976, a secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo oficializou o exposição que já atraia muitos turistas e expositores exigindo dos organizadores uma busca constante por local adequado ao tamanho do evento.

Graças ao sucesso obtido, a EXPOÁ obteve apoio também da EMBRATUR, e não parou de crescer, atraindo um publico médio de 250.000 visitantes.

 

No ano de 2011 foi inaugurado o Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa, na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe, um local moderno, de arquitetura arrojada que

oferece conforto e acessibilidade ao seus visitante, consolidando a EXPOÁ como o evento mais atrativo da região e confirmando a vocação turística e cultural da cidade.